Domingo, 13 de Abril de 2008

Biodiesel

Introdução 

 

  Resolvemos elaborar este trabalho sobre o Biodiesel como base para o desenvolvimento do projecto final, visto que o nosso projecto final é sobre a transformação dos motores de autocarros a Biodiesel. Com isto, pretendemos saber, reconhecer, entender qualquer informação útil, desde os prós e os contras do Biodiesel, porque este é “o combustível do futuro” segundo alguns cientistas, como é constituído, entre muitos outros assuntos. Por isso, iremos apresentar aqui um resumo e algumas informações que recolhemos e desenvolvemos ao longo do Período que achamos relevantes em relação ao nosso tema, o Biodiesel.


Características do Biodiesel

   

  O Biodiesel é o produto de uma transformação química de um óleo ou gordura vegetal ou animal, por adição de um álcool simples (metanol ou etanol) na presença de um catalisador.

 

  Este processo de transformação química é denominado por transesterificação, ou seja, transesterificação é a produção do combustível de Biodiesel a partir de óleos vegetais. É, deste modo, adequado à maioria dos modernos motores Diesel.

O ponto de combustão do Biodiesel é quase 2 vezes mais elevado que o do gasóleo logo inflama a temperaturas superiores.

 

  •  Não inflamável (Tambiente)
  • Não explosivo
  • Tinflamação = 150 ºC
  • Biodegradável
  • Não tóxico

 

  A cor e o odor do Biodiesel variam um pouco em relação ao óleo vegetal escolhido como matéria-prima. Em geral, o produto é amarelo podendo ser muito claro ou mesmo alaranjado. O odor é parecido com o do óleo vegetal de origem.

 

 Mundialmente passou-se a adoptar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. Assim, Bxx corresponde à percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel, respectivamente.

 

Armazenamento do Biodiesel

 

  O Biodiesel poderá ser armazenado durante muitos anos desde que salvaguardado de efeitos de condensação e crescimentos de bactérias. O Biodiesel é uma substância higroscópica logo tem a tendência para absorver água da atmosfera.

  A presença de água no Biodiesel poderá ser um meio atractivo para o crescimento de bactérias (algas) o que levará a uma contaminação do Biodiesel. Através de uma passagem múltipla do biodiesel pelas unidades de polimento (no local de produção do Biodiesel), as partículas e essencialmente água serão removidas, o que eliminará este problema.

 
Vantagens do Biodiesel

 

  O uso do Biesel tem um extenso rol de vantagens, nomeadamente ecológicas, técnicas, de segurança e, obviamente, económicas.

 

No que diz respeito ao Ambiente:

  • Diminui a emissão de dióxido e monóxido de carbono;
  • Importante meio de combate ao efeito de estufa, uma vez que ao CO2 emitido no seu uso corresponde à captura desse mesmo gás durante o cultivo das plantas a partir das quais se produz Biodiesel;
  • Ausência de emissão de compostos sulfurosos para a atmosfera. Não contribuindo assim para a ocorrência de chuvas ácidas.

No que diz respeito á Economia:

  • Preço competitivo, elevada performance e bons rendimentos;
  • Mais baixas emissões: Quanto mais Biodiesel for usado na mistura com o Diesel, mais baixo suas emissões;
  • Versatilidade: Outro benefício para o consumidor podendo desta forma alternar entre Diesel e Biodiesel sempre que precisar;
  •  Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.

Desvantagens do Biodiesel

 

No que diz respeito ao Ambiente e Economia:

  • Ainda emite algumas partículas poluentes, embora reduzidas;
  • Problemas de viscosidade em tempos de temperaturas baixas, ou seja, o B100 (Biodiesel a 100%) para temperaturas 0 ºC ou inferiores congela, mas, pode-se combater isto adicionando percentagens mais reduzidas de Biodiesel, ao Diesel;
  • Poucos pontos de abastecimento comparado ao Diesel;
  • Se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desflorestação para dar espaço para a plantação de grãos. Ou seja, diminuição das reservas florestais do nosso planeta;
  • Com o uso de grãos para a produção do Biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que utilizam eles em alguma fase de produção. Exemplos: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.

Equipamento necessário para produzir Biodiesel

 
Para produzir Biodiesel é necessário os seguintes ingredientes:


- Óleo, todos os óleos vegetais, novos ou usados, e gorduras animais;
- Metanol;
- Hidróxido de sódio (NaOH) ou Hidróxido de potássio (KOH).

 

E dos seguintes equipamentos:

 

- Processador de Biodiesel;
- Reservatório de decantação onde irá ocorrer a separação do Biodiesel e glicerina;
- Reservatório de armazenamento de Óleos;
- Reservatório de armazenamento de Metanol;
- Reservatório de armazenamento do Biodiesel;
- Reservatório de glicerina;
- Bombas para transferência do óleo para o processador, metanol e outros fluxos;
- Reservatório de Lavagem e Polimento.


Questões relevantes ao Biodiesel

  • Poderá utilizar-se o Biodiesel em todos os veículos?

  Todos os veículos construídos antes de 1995 ainda usam vedantes de borracha no circuito de combustível, não podendo usar B100. O uso de B20 deve ser acompanhado de uma inspecção periódica aos referidos vedantes, por exemplo no momento de manutenção programada dos veículos. Os veículos construídos após essa data poderão usar o B100 contudo é importante ter em conta que o bom poder solvente do Biodiesel tende a limpar os detritos do gasóleo sujando os filtros na primeira utilização. A partir de então, poder-se-á usar qualquer mistura.

 

  • Ao utilizar Biodiesel no meu carro vou anular a garantia do fabricante?

  Depende do fabricante e do modelo do automóvel. Até B5 todos os fabricantes aceitam a utilização. Para níveis mais elevados, deverá ser solicitado especificamente ao fabricante as condições específicas de garantia.

Tags:
Publicado por AlfaCreative às 15:15
Link do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
|

Visitas

Alabama Jones Act Lawyer

Mais Sobre Mim

Pessoal a Ver o Blog

web counter

Pesquisar Neste Blog

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Posts Recentes

Galp alia-se à Algafuel p...

Cartoon sobre Biodiesel

Parceria Galp com Petrobr...

Orçamento Escolar perante...

Estudo sobre as caracterí...

Biocombustíveis: Microalg...

Biodiesel

Fotos de Ruílhe

Produção de Biodiesel

Óleo Vegetal usado como c...

Tags

todas as tags

Links

Meteorologia (Braga)

Subscrever Feeds

blogs SAPO